Notícias

Menina de 3 anos e pai morreram em queda de avião em Vinhedo, ela era filha da… ver mais

Uma menina de 3 anos e o pai dela, de 41 anos, estão entre as vítimas da queda de avião que matou 62 pessoas nesta sexta-feira (9) em Vinhedo (SP).

O que aconteceu:
Menina foi identificada como Liz Ibba dos Santos. Ela é filha da jornalista Adriana Ibba, que trabalha no grupo Catve de comunicação (que também divulgou a informação), e do servidor Rafael Fernando dos Santos. A criança estava com o pai na aeronave.

Pai de Liz morava em Florianópolis. Familiares relataram que o servidor tinha a guarda compartilhada de Liz e foi buscá-la no Paraná para passarem o Dia dos Pais na cidade catarinense, informou o NSC Total (afiliado da  TV Globo). “A maior felicidade dele era quando ia buscar a filha. Era um pai exemplar. Amava aquela filha. Ele é um exemplo de pessoa, educadíssimo. Muito inteligente”, disse a tia de Rafael, Mariangela Martins, ao NSC Total.

Rafael era servidor do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). Em nota, o MPSC afirmou que o homem começou a trabalhar no órgão como programador de computador, em 2009. Desde então, ele fazia parte da equipe de gerência de sistemas de informação, da COTEC (Coordenadoria de Tecnologia da Informação).

Ministério diz que Rafael recebeu vários elogios ao longo da carreira por seu desempenho e comprometimento. O profissional era considerado ágil, eficiente e com alto grau técnico.

“Lamentamos profundamente a morte do nosso servidor Rafael, de sua filha Liz de 3 anos e de todas as vítimas. Rafael era um profissional dedicado e elogiado por todos os colegas. O momento é de profunda dor e comoção. Expressamos nossa solidariedade a todos os familiares e amigos”, comentou Fábio de Souza Trajano, procurador-geral de justiça.

Servidor era “muito querido”, diz coordenador do COTEC. “O Rafa era uma pessoa muito querida por absolutamente todos. Além de um profissional dedicado, era um amigo de todas as horas e um pai muito dedicado. Estamos arrasados”, disse Orlando da Silva Baptista, segundo o MPSC.

Órgão decretou luto oficial de três dias pela morte do servidor e da filha, além das outras vítimas. “Nossos sinceros sentimentos aos familiares, colegas e amigos de todas as vítimas”, finalizou em nota.

Aeronave caiu no terreno de uma residência, localizada em um condomínio. Luiz Augusto de Oliveira, dono do terreno, disse ao UOL que ele estava em casa com a esposa e uma funcionária no momento da queda. Eles visualizaram fogo na aeronave e os corpos das vítimas no local.

Entre os 62 ocupantes do avião estavam 58 passageiros e quatro tripulantes, informou a Voepass, responsável pelo voo. A aeronave tinha capacidade para 68 pessoas.

Todos os ocupantes da aeronave morreram. A informação foi confirmada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e pela prefeitura de Valinhos, que auxiliou na operação de assistência ao acidente aéreo.

Corpos das vítimas serão levados para o IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo após perícia no local da queda. Em entrevista à imprensa, o secretário de segurança pública de São Paulo, Guilherme Derrite disse o deslocamento será realizado com apoio e escolta da Polícia Rodoviária Estadual. O deslocamento para a capital ocorrerá porque, segundo o secretário, há “setores que vão atender melhor o caso do que o IML de Campinas”, com serviços de antropologia e odontologia legal, entre outros.

Fonte: UOL