Morre Silvio Santos, dono do SBT, aos 93 anos
Um dos maiores comunicadores da televisão brasileira, Silvio Santos, acabou falecendo aos seus 93 anos, durante a madrugada deste sábado (17/8), o mesmo já estava internado a alguns dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Vale lembrar que o apresentador e dono do SBT, retornou ao hospital, depois de ter se recuperado de um quadro de H1N1.
Silvio Santos deixa suas seis filhas, que seguirão o legado do pai, construído na televisão Brasileira.
Trajetória do Homem do Baú
O apresentador Silvio Santos se tornou uma das principais figuras na televisão brasileira. O comunicador esteve no ar a mais de 60 anos, e passou por grandes emissoras, como a Globo, e então criou sua própria emissora de televisão: o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).
Contudo, a história de Senor Abravanel, o verdadeiro nome do apresentador, iria virar uma série de televisão. Se tornou ainda um seriado (O Rei da TV) alem de também um filme, que terá sua estreia no dia 5 de setembro.
Ele que é filho de Alberto Abravanel e Rebeca Caro, Senor Abravanel, nasceu e se criou no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1930. Desde sempre mostrou seu talento para os negócios, se envolvendo desde cedo, nos negócios de sua família.
Silvio Santos começou a escrever sua história, quando se tornou camelo, e vendia pelas ruas do Rio de Janeiro – na época o dono de uma das maiores emissoras do país, vendia capas para Títulos de Eleitor.
Então quando imaginou em aumentar seus ganhos, seguindo a carreira na televisão e rádio, surgiu o nomes artístico de Silvio Santos. Então Silvio veio a formar sua parceira com Manoel da Nóbrega, e então pela primeira vez surgiu nas telinhas, em 1962, na ocasião a frente do programa Vamos Brincar de Forca, na TV Paulista. No próximo ano então, ele estreitaria no Programa Silvio Santos, que então a partir de 1963, ficou no ar no país.
O biográfico de Silvio, Maurício Stycer, e que também foi autor do livro Topa Tudo Por Dinheiro, contou que Silvio esteve em busca da televisão e rádio para expandir seus negócios.
Ele enxergou todo o sucesso da televisão, e então decidiu resolver criar uma própria emissora.
Tudo se iniciou no ano de 1976, naquela ocasião o general Ernesto Geisel, que era um dos presidentes do período da ditadura militar, acabou cedendo ao apresentador a TVS (TV Studios) que ficava no Rio de Janeiro. Iriam se passar cinco anos, e em 1981, Silvio então fundou o SBT.
Silvio Santos foi inovador, criando sua própria emissora, o dono do baú inovou na televisão, dando espaço para o seriado Chaves e as novelas mexicanas.
Dentro do SBT, ele lançou grandes nomes de comunicadores como Gugu Liberato, Celso Portioli, Eliana, Mara Maravilha, as mais recentes foram Maisa e Larissa Manoela.
O Brasil se comove com o falecimento de Silvio Santos, ele será sempre lembrado por toda a sua trajetória na televisão brasileira, um ícone que mudou a história na TV brasileira, e marcará por toda a reconstrução na maneira de fazer televisão no Brasil.
Fonte: Metrópoles.