O que é tromboembolismo pulmonar, doença que ceifou a vida de jovem após sair de academia em SC
Este caso gerou uma enorme comoção, viralizou e se tornou destaque em diversos portais de notícias. Na madrugada de quinta-feira (30), o estudante de nutrição identificado como Eduardo Bardini da Silva, de 23 anos, foi encontrado sem vida dentro de um carro no Centro da cidade de Criciúma, localizada no interior do estado de Santa Catarina.
De acordo com informações fornecidas pelos socorristas do Corpo de Bombeiros, o jovem saiu de uma academia e entrou em seu veículo, onde foi descoberto sem vida algumas horas mais tarde.
Você já ouviu falar sobre o TEP (Tromboembolismo Pulmonar), também conhecido como embolia pulmonar, que foi a causa da morte do jovem?Segundo o pneumologista Cesar Castellan, o tromboembolismo pulmonar ocorre quando uma artéria pulmonar, ou um de seus ramos, é bloqueada por um coágulo sanguíneo.
Essa condição acontece quando um trombo venoso, formado pelo sangue coagulado em uma veia, se desloca de uma parte do corpo e se move pela corrente sanguínea até os pulmões, resultando em uma obstrução súbita de uma artéria, o que é chamado de embolia.
Segundo o médico, o quadro é grave e, se não for diagnosticado e tratado prontamente, pode resultar em óbito rapidamente. Sintomas mais comuns do tromboembolismo pulmonar:
Falta de ar (Dispneia): começando de repente e podendo piorar ao longo do tempo;
Dor torácica ao respirar: pode estar presente com ou sem tosse com sangue, conhecida como hemoptise;
Vermelhidão, inchaço e dor nas pernas: esses sinais podem anteceder uma embolia, já que a maioria dos êmbolos que viajam para os pulmões se originam nos membros inferiores.